Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
26
FEV

2024

90.0 horas

Misto

180,00€

  • Duração90.0 horas
  • Dias20
  • Início26/02/2024
  • Fim10/04/2024
  • Formandos Previstos12
  • Local de Formação
    Complexo Turístico da Marina
    4900-515 VIANA DO CASTELO
  • CronogramaVisualizar
Objetivo Geral

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função, designadamente:

1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2. Na gestão e coordenação de formação;
3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h)

- 1.1. Formador: contextos de intervenção
- 1.2. Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo

Módulo 2. Simulação pedagógica inicial (10h)

- 2.1. Preparação e concretização das simulações
- 2.2. Análise e projeto de melhoria

Módulo 3. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h)

- 3.1. Comunicação e comportamento relacional
- 3.2. Diversidade no contexto de formação

Módulo 4. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h)

- 4.1. Métodos e técnicas pedagógicas
- 4.2. Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada

Módulo 5. Operacionalização da formação: do plano à ação (10h)

- 5.1. Competências e objetivos operacionais
- 5.2. Desenho do processo de formação-aprendizagem

Módulo 6. Recursos didáticos e multimédia (10h)

- 6.1. Exploração de recursos didáticos
- 6.2. Construção de apresentações multimédia

Módulo 7. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h)

- 7.1. Plataformas: finalidades e funcionalidades
- 7.2. Comunidades virtuais de aprendizagem

Módulo 8. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h)

- 8.1. Avaliação quantitativa e qualitativa
- 8.2. Avaliação: da formação ao contexto de trabalho

Módulo 9. Simulação pedagógica final (10h)

- 9.1. Preparação e concretização das simulações
- 9.2. Análise e prospetiva técnico-pedagógica