Manifestar interesse Pedir contacto

Informação sobre o curso

  • Horas

    90

  • Dias

    20

  • Conteúdos Programáticos

    MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL





    SUB-MÓDULO 1.1 FORMADOR: CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO





    SUB-MÓDULO 1.2. APRENDIZAGEM, CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO











    MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL





    SUB-MÓDULO 2.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES





    SUB-MÓDULO 2.2 ANÁLISE E PROJETO DE MELHORIA











    MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO





    SUB-MÓDULO 3.1 COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL





    SUB-MÓDULO 3.2 DIVERSIDADE NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO











    MÓDULO 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS





    SUB-MÓDULO 4.1 MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS





    SUB-MÓDULO 4.2 PEDAGOGIA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA E DIFERENCIADA











    MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO





    SUB-MÓDULO 5.1 COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS OPERACIONAIS





    SUB-MÓDULO 5.2 DESENHO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO-APRENDIZAGEM











    MÓDULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA





    SUB-MÓDULO 6.1 EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS





    SUB-MÓDULO 6.2 CONSTRUÇÃO DE APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA











    MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM





    SUB-MÓDULO 7.1 PLATAFORMAS: FINALIDADES E FUNCIONALIDADES





    SUB-MÓDULO 7.2 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM











    MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS





    SUB-MÓDULO 8.1 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA





    SUB-MÓDULO 8.2 AVALIAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO CONTEXTO DE TRABALHO











    MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL





    SUB-MÓDULO 9.1 PREPARAÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DAS SIMULAÇÕES





    SUB-MÓDULO 9.2 ANÁLISE E PROSPETIVA TÉCNICO-PEDAGÓGICA

  • Objectivo Geral

    A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. EstasCompetências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:





    1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;





    2. na gestão e coordenação de formação;





    3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

  • Objectivos Específicos

    ---

  • Avaliação

    A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:





    ? Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);





    ? Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação); e





    ? Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).

  • Metodologia

    O acompanhamento e avaliação são considerados componentes estruturantes dos processos formativos. Neste quadro, configuram-se como processos de intervenção contínua e sistemática, por forma a promover nos participantes o desenvolvimento de uma capacidade crítica sustentada e a validar progressivamente as competências adquiridas e/ou desenvolvidas ao longo e no final da formação. Sendo parte integrante do processo formativo, a avaliação tem como finalidade prioritária





    validar os conhecimentos, as capacidades e as aptidões adquiridas e/ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação. Além deste aspeto, e numa outra leitura, os resultados obtidos em cada sub-módulo ou módulo do curso são interpretados como elementos de





    validação das respetivas ações formativas.





    A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.

Manifestar interesse Pedir contacto