Informação sobre o curso

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  • Duração90.0 horas
  • Dias20
  • Área de Formação

    Formação de Formadores/ Gestão da Formação

  • Conteúdos Programáticos

    Módulo 1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h)

    - 1.1. Formador: contextos de intervenção
    - 1.2. Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo

    Módulo 2. Simulação pedagógica inicial (10h)

    - 2.1. Preparação e concretização das simulações
    - 2.2. Análise e projeto de melhoria

    Módulo 3. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h)

    - 3.1. Comunicação e comportamento relacional
    - 3.2. Diversidade no contexto de formação

    Módulo 4. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h)

    - 4.1. Métodos e técnicas pedagógicas
    - 4.2. Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada

    Módulo 5. Operacionalização da formação: do plano à ação (10h)

    - 5.1. Competências e objetivos operacionais
    - 5.2. Desenho do processo de formação-aprendizagem

    Módulo 6. Recursos didáticos e multimédia (10h)

    - 6.1. Exploração de recursos didáticos
    - 6.2. Construção de apresentações multimédia

    Módulo 7. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h)

    - 7.1. Plataformas: finalidades e funcionalidades
    - 7.2. Comunidades virtuais de aprendizagem

    Módulo 8. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h)

    - 8.1. Avaliação quantitativa e qualitativa
    - 8.2. Avaliação: da formação ao contexto de trabalho

    Módulo 9. Simulação pedagógica final (10h)

    - 9.1. Preparação e concretização das simulações
    - 9.2. Análise e prospetiva técnico-pedagógica

     

  • Objectivo Geral

    A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função, designadamente:

    1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
    2. Na gestão e coordenação de formação;
    3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

  • Avaliação

    A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:





















    ? Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);





















    ? Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação); e





















    ? Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).

  • Metodologia

    O acompanhamento e avaliação são considerados componentes estruturantes dos processos formativos. Neste quadro, configuram-se como processos de intervenção contínua e sistemática, por forma a promover nos participantes o desenvolvimento de uma capacidade crítica sustentada e a validar progressivamente as competências adquiridas e/ou desenvolvidas ao longo e no final da formação. Sendo parte integrante do processo formativo, a avaliação tem como finalidade prioritária

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