Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto
  • Duração50.0 horas
  • Início02/10/2021
  • Fim12/02/2022
  • Local de FormaçãoPlataforma Online

    -
  • Objetivo Geral

    Com este curso pretende-se fazer uma introdução ao herbalismo terapêutico, orientada através das qualidades dos sabores, aspecto energético e acções herbais. Um dos objetivos desta formação é de que os participantes passem a incluir a fitoterapia no seu dia-a-dia.

  • Conteúdos Programáticos

    Módulo 1. Medicina Doce: Tónicos Hidratantes
    Descubra plantas medicinais de sabor doce e neutro, como o alcaçuz, malva e tília. Frequentemente ervas doces e hidratantes actuam sobre a imunidade, acalmando o nosso sistema nervoso e melhorando os problemas de pele. Este módulo irá introduzir remédios doces específicos e demonstrar como incorporá-los na sua alimentação e na sua vida.

    Módulo 2. Medicina Salgada: Desintoxicar com Remédios ricos em Sais Minerais
    A desintoxicação é um tema favorito nos círculos de saúde holística, levando frequentemente a protocolos excessivamente caros e extremos.
    Este módulo explora formas seguras, fáceis, naturais e acessíveis de desintoxicar suavemente o organismo. Os participantes aprenderão sobre remédios específicos, tais como urtigas, parietária, funcho marítimo, e algas marinhas medicinais.

    Módulo 3. Medicina Amarga e Ácida: Estimular o Estômago / Acalmar o Sistema Nervoso
    Ervas amargas como a alcachofra e a camomila têm uma longa história como remédios digestivos. Plantas acres, como a verbena e a serralha ou o dente-de-leão, são poderosas (mesmo em pequenas doses), ajudando-nos a acalmar a mente acelerada e a entrar no nosso corpo consciente. Aprenda a extrair, usar e dosear estas plantas poderosas que tanto fazem pelo estômago e pelo espírito.

    Módulo 4. Medicina Pungente e Aromática: Levantar a Disposição e Curar o Coração
    Plantas aromáticas como a erva cidreira e a alfazema têm a capacidade de melhorar a disposição e abrir o coração. Especiarias como o gengibre e a malagueta são frequentemente utilizadas para estimular melhorar a circulação e aliviar a estagnação. Junte-se a nós e descubra como as plantas ricas em compostos aromáticos podem trazer mais movimento e alegria à sua vida.

    Módulo 5. Medicina Azeda e Adstringente: Plantas que Nutrem a Pele
    As ervas azedas e adstringentes refrescam e tonificam os tecidos. Este módulo introduz ervas como a agrimónia, a folha de framboeseiro ou de silvas, a tanchagem ou os mirtilos, remédios herbais usados interna e externamente para tratar feridas, pequenos sangramentos, para aliviar inflamações, e tonificar tecidos. Iremos também demonstrar como fazer cataplasmas cicatrizantes e unguentos.



Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto