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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso UFCD_10759: Teletrabalho
Duração
25.0 horas
Dias
8
Conteúdos Programáticos

Teletrabalho

- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção

- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação

- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores

- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade

 

Competências do/a teletrabalhador/a

- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho

- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital

 

Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho

- Gestão da confiança

- Gestão da distância

- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)

- Formação e desenvolvimento de novas competências

- Transformação digital – novas formas de trabalho

 

Desempenho profissional em regime de teletrabalho

- Organização do trabalho

- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído

- Espaço de e para o teletrabalho

- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho

- Pausas programadas

- Riscos profissionais e psicossociais

- Gestão do isolamento

 

Objectivo Geral

  •  Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.