Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
Competências do/a teletrabalhador/a
- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
- Gestão da confiança
- Gestão da distância
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
- Formação e desenvolvimento de novas competências
- Transformação digital – novas formas de trabalho
Desempenho profissional em regime de teletrabalho
- Organização do trabalho
- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
- Espaço de e para o teletrabalho
- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
- Pausas programadas
- Riscos profissionais e psicossociais
- Gestão do isolamento