Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Dias8
  • Conteúdos Programáticos

    Teletrabalho

    - Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção

    - Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação

    - Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores

    - Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade

     

    Competências do/a teletrabalhador/a

    - Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho

    - Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital

     

    Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho

    - Gestão da confiança

    - Gestão da distância

    - Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)

    - Formação e desenvolvimento de novas competências

    - Transformação digital – novas formas de trabalho

     

    Desempenho profissional em regime de teletrabalho

    - Organização do trabalho

    - Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído

    - Espaço de e para o teletrabalho

    - Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho

    - Pausas programadas

    - Riscos profissionais e psicossociais

    - Gestão do isolamento

     

  • Objectivo Geral

    •  Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

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