Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração25.0 horas
  • Dias8
  • Conteúdos Programáticos

    Tipos de memória

    Fatores que influenciam a capacidade de memorização

    Características das modificações na memória

    Atenção

    - Modificações na atenção (visual e auditiva)

    - Tarefa de escuta dicotómica

    Aprendizagem

    - Características das modificações na aprendizagem

    - Aprendizagem e características da tarefa

    Inteligência

    - Inteligência conceptual

    - Inteligência prática

    - Inteligência social

    - Fatores que influenciam a capacidade intelectual

    Resolução de problemas

    - Identificação e estratégias de resolução de problemas

    - Análise dos principais problemas quotidianos do idoso

    - A importância da capacidade de resiliência

    - Atividades práticas exemplificativas

    Criatividade

    - A importância do estímulo da criatividade para a memória

    - A influência da criatividade na autoestima do idoso

    Análise de escalas de avaliação das funções cognitivas

    Estimulação e treino cognitivo

    - A importância da estimulação e treino cognitivo

    - Exemplos de instrumentos

    - Planificação de atividades básicas de estimulação cognitiva

     

  • Objectivo Geral

    • Identificar os diferentes aspetos cognitivos no idoso.
    • Explicar as principais modificações dos diferentes aspetos cognitivos no idoso.
    • Analisar as informações provenientes das escalas de avaliação das funções cognitivas no idoso.
    • Reconhecer a importância dos aspetos avaliativos, para a preparação de atividades básicas de estimulação com idosos.
    • Executar atividades básicas de estimulação das funções cognitivas, de acordo com as orientações da equipa técnica.

Manifestar interesse Pedir contacto