Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração25.0 horas
  • Dias8
  • Formandos previstos20
  • Conteúdos Programáticos

    Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama

     

    Desenvolvimento das rotinas com as crianças

    - Entrada, acolhimento e saída das crianças e familiares

    - Cuidados de higiene

    - Apoio na alimentação

    - Descanso

    - Cuidados em situação de doença ou acidente

     

    Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos

    - Jogos sensoriomotores

    - Jogos relacionais ou funcionais

    - Jogos de construção

    - Jogos simbólicos ou “faz de conta”

    - Jogos de linguagem: histórias, lengalengas, destrava línguas, canções, outras

     

    Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento.

    - Importância do brincar no contexto da relação e dos cuidados diários à criança

    - Papel do adulto no brincar

    - Socialização e autonomização da criança

    - Descoberta do mundo natural

    - Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família

    - Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos

    - Estratégias de implementação das rotinas e atividades

    - Regras e limites

  • Objectivo Geral

    • Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
    • Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
    • Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
    • Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.

Manifestar interesse Pedir contacto