Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
90.0 horas
Informação sobre o curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Edições do curso

Data de Início
27/05/2024
Tipo de Horário
Misto
Local de Formação
VIANA DO CASTELO
Duração
90.0 horas
Preço
180,00€

Data de Início
28/05/2024
Horário
Dia total 9h às 22h
Tipo de Horário
Misto
Duração
90.0 horas
Local de Formação
Semplexus - Rua da Estação nº 206, 1º andar
Preço
180,00€
Duração
90.0 horas
Dias
20
Condições de Inscrição

Condições de acesso

- Detentores/as de Licenciatura (ou superior) concluída;

- Detentores/as de 12º ano concluído, com o mínimo de 5 anos de atividade profissional comprovada;

- Situações excecionais que carecem de autorização prévia pelo IEFP: 12º ano concluído sem necessidade imediata de ser formador/a (tendo a dispensa dos 5 anos de experiência profissional); ou, 9º ano concluído, com o mínimo de 5 anos de experiência profissional.

 

Documentos a facultar no ato de inscrição
- Cópia cartão de cidadão
- Cópia certificado de habilitações

O curso tem um valor de 180€* podendo ser pago em 3 momentos:
- 1ª prestação, no valor de 60€, no ato de validação da inscrição;
- 2ª prestação, no valor de 60€, durante a 1ª semana do curso;
- 3ª prestação, no valor de 60€, na penúltima semana do curso.

Nota:
* Valor isento de IVA

 

 

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h)

- 1.1. Formador: contextos de intervenção
- 1.2. Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo

Módulo 2. Simulação pedagógica inicial (10h)

- 2.1. Preparação e concretização das simulações
- 2.2. Análise e projeto de melhoria

Módulo 3. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h)

- 3.1. Comunicação e comportamento relacional
- 3.2. Diversidade no contexto de formação

Módulo 4. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h)

- 4.1. Métodos e técnicas pedagógicas
- 4.2. Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada

Módulo 5. Operacionalização da formação: do plano à ação (10h)

- 5.1. Competências e objetivos operacionais
- 5.2. Desenho do processo de formação-aprendizagem

Módulo 6. Recursos didáticos e multimédia (10h)

- 6.1. Exploração de recursos didáticos
- 6.2. Construção de apresentações multimédia

Módulo 7. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h)

- 7.1. Plataformas: finalidades e funcionalidades
- 7.2. Comunidades virtuais de aprendizagem

Módulo 8. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h)

- 8.1. Avaliação quantitativa e qualitativa
- 8.2. Avaliação: da formação ao contexto de trabalho

Módulo 9. Simulação pedagógica final (10h)

- 9.1. Preparação e concretização das simulações
- 9.2. Análise e prospetiva técnico-pedagógica

 

Objectivo Geral

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função, designadamente:

1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2. Na gestão e coordenação de formação;
3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Metodologia

O acompanhamento e avaliação são considerados componentes estruturantes dos processos formativos. Neste quadro, configuram-se como processos de intervenção contínua e sistemática, por forma a promover nos participantes o desenvolvimento de uma capacidade crítica sustentada e a validar progressivamente as competências adquiridas e/ou desenvolvidas ao longo e no final da formação. Sendo parte integrante do processo formativo, a avaliação tem como finalidade prioritária